sábado, 14 de março de 2015

Algumas curiosidades sobre as cores que mudarão sua forma de ver o mundo

Será que todos enxergamos as mesmas cores?

Não, quando se trata de cores é como se cada pessoa vivesse em seu próprio mundo, por exemplo onde eu enxergo azul uma outra pessoa pode ver o verde, mas damos o mesmo nome e por isso não percebemos.


Algo mais fácil de perceber é sua acuidade tonal, ou seja, sua capacidade de distinguir diferentes tonalidade de cores, para isso existem alguns testes bem simples, o primeiro é este aqui:


Quantas cores você consegue ver na figura abaixo?




De acordo com a professora norte-americana Diana Derval, especialista em neuromarketing, as nuances das cores que os seres-humanos enxergam depende do número e da distribuição de cones (receptores de cor) no nosso olho.

Apenas 25% das pessoas têm um quarto cone e conseguem ver as cores como elas são. Para comprovar isso, a professora propôs um teste. Quantas nuances de cores você consegue contar na imagem?

Confira os resultados aqui:


Se você enxerga menos de 20 cores: dicromata

O indivíduo com essa característica possui apenas dois tipos de cones. 25% da população é dicromata.

Se você vê entre 20 e 32 cores: tricomata

Nesta condição a pessoa detém três tipos de cones (púrpura/azul, verde e vermelha). 50% da população é tricromata

Se você vê entre 33 e 39 cores: quadricromata

A pessoa possui quatro tipo de contes (púrpura/azul, verde, vermelho mais e amarela). 25% da população é quadricromata.

Você ainda pode fazer esse outro teste, que é bem mais preciso, então tenha paciência para fazê-lo, não é por tempo então observe bem as cores.

http://www.xrite.com/custom_page.aspx?pageid=77&lang=en

Para fazer o teste basta ir movendo os quadradinhos do meio de forma que a barra fique com uma cor homogênea (tipo arco-íris). faça isso nas 4 barras de e clique "score test" para conferir seu resultado. Os quadrinhos do canto são fixos, encoste nele a cor que mais se assemelha a ele. Um monitor com boa definição ajuda neste teste.


Outro teste muito bom também é este, basta clicar na cor diferente.
http://wvw.igame.com/eye-test


Porém há ainda o tetracromata.

Vamos por partes, se você não for daltônico você vai conseguir enxergar com facilidade os números em cada um dos círculos abaixo:





Caso não pode ver você tem algum grau de daltonismo.

Para entender melhor como vê uma pessoa daltônica as imagens abaixo lhe darão alguma ideia:



Veja que são vários tipos de daltonismo.




Então se você não conseguiu ver os números nos círculos você tem algum grau de daltonismo e seria bom procurar um oftalmologista para identificá-lo e saber como isso pode afetar sua vida.


Agora vamos a parte mais interessante, o tetracromata.

Temos o dicromata, o tricromata, o quadricoramata e o mítico tetracromata, que são pessoas que teriam um cone a mais de cores (4, enquanto as pessoas normais possuem 3) e então veem cores que as pessoas normais não enxergam.

Como eu não sou uma pessoa tetracromata eu não sei se esse teste é verdadeiro.

Dê uma olhada neste tópico para saber mais sobre isto.

TETRACROMATISMO

Para os tetracromatas nós que somos os daltônicos.


Confira na imagem abaixo, se você não pode ver as letras no centro dos círculos (ressaltando, não é ilusão de ótica mas sim uma cor diferente) então você não é um tetracromata ou não tem letra mesmo rs, eu não sei, se conseguiu ver alguma coisa me escreva.





Esta é a Concetta Antico, artista que vê outras cores, por exemplo você pode sair na rua com um uniforme todo azul e ela te achar brega por estar todo colorido.












Mas vamos continuar porque ainda tem muita coisa interessante.


Quando você esta na rua naquele sol quente e entra dentro de casa tudo esta mais escuro certo?

O Mesmo acontece ao contrário, quando você esta em um ambiente fechado ao sai na rua ou acenderem as luzes a claridade incomoda nossos olhos.

Isso acontece porque nossa pupia abre e fecha de acordo com a claridade para que possamos nos adaptar melhor ao ambiente, por exemplo em um lugar escuro nossa pupila dilata permitindo entrar maior claridade captando o pouco de luz que tem no ambiente.


O interessante é que isso não acontece apenas de acordo com a iluminação do ambiente ou mesmo com as cores preto e branco. Com as demais cores do arco-iris acontece a mesma coisa.


Vamos por parte.


Você já deve conhecer essa imagem que resulta em uma ilusão de ótica, se você olhar para ela fixamente por uns 20 segundos ou mais, ao olhar para uma parede branca verá o oposto das cores desta imagem revelando um suposto rosto de Jesus.






Isto acontece porque seu olho tenta se adaptar ao escuro e claro ao mesmo tempo, cada parte do olho procura se adequar o parte da imagem que esta focando, por isso tem que olha fixamente.


Então não é apenas um lance de abrir em fechar das pupilas, há algo mais e isto se repete inclusive com as cores, o que é muito mais surpreendente.


Toda cor tem seu oposto, tipo, pegue qualquer imagem e use um editor de imagem para ver o negativo dela e ali estarão as cores contrária, como o preto é do branco, o azul pode ser do vermelho.


Então se você da mesma forma que fez com essa imagem de "Jesus" focar por alguns segundos na imagem das cores negativas e depois olhar para a mesma imagem só que em preto e branco, como seu olho ficou buscando a cor contrária você vera a imagem colorida.


No teste fica mais fácil de entender, vamos lá:

Nos gifs abaixo fixe o olhar no pontinho preto no centro e aguarde até mudar. (espere carregar)

(Caso não consiga visualizar a imagem clique no link)



(Caso não consiga visualizar a imagem clique no link)



Muuuuito legal não?



Bem agora que você já sabe que seu olho não apenas procura o branco (claro) em lugares pretos (escuros) e vice-versa, mas também procura as cores opostas, ainda tem muito mais curiosidades sobre nossa visão das cores.


Esse fato de nossa visão procurar a cor oposta ajuda as pessoas a distinguirem melhor as tonalidade também caso passem muito tempo em um ambiente de uma cor homogênea, como os esquimós que vivem na neve, eles podem ver vários tons de branco.

Um índio que vive na floresta talvez veja muito mais tons de verdes do que nós.

Neste processo de procurar a cor contrária, a cor que estamos vendo pode acabar sendo anulada também.

Vejamos, foque a atenção na cruz no centro da imagem abaixo, verá que os círculos lilases em torno irão desaparecer:




Agora vejamos o efeito da cor contrária neste gif que cria a ilusão de ótica de uma bolinha verde girando.



(Caso não consiga visualizar a imagem clique no link)




Parece mágica não? Tem mais:
Fixe o olhar na imagem abaixo e verá as cores sumindo e tudo vai ficar branco.


É como meditar, você relaxa e limpa a mente dos pensamentos e tudo fica tranquilo e sereno o/


Isso tem explicação científica, de acordo com físicos quânticos nós não enxergamos as cores mas sim ondas eletromagnéticas que produzem um efeito em nosso olho, ou seja, as cores estão em nossos olhos e não nas coisas que emitem apenas vibração, por isso cada pessoa pode enxergar cores diferente ou até um mundo diferente.


Com isso a mesma cor pode parecer diferente de acordo com o lugar que você a coloca, de acordo com a vibração de seus vizinhos ela emitirá outra vibração e mudará confundindo sua percepção de realidade, veja:


No cubo você tem a impressão que encima o quadrinho do meio é marrom e na lateral o quadrinho do meio é laranja certo?





Então vejamos novamente:




A cor é a mesma, muda a vibração de acordo com seus vizinhos mudando a realidade instantaneamente.


E aqui consegue perceber que os dois olhos são cinzas?






É como se tivéssemos uma palheta de cores em nossos olhos e eles vão pintando o mundo de acordo com as vibrações que recebem. Então a pessoa tetracromata pode distinguir maiores vibrações, mais ondas eletromagnéticas que uma pessoa comum.


Digamos que teríamos que atualizar nosso software para que ele contenha essa novas cores e ai ao receber a vibração exterior ela possa pintá-la mais de acordo, possa decodificá-la.



E isto nos leva a outro fator também muito interessante:


Sinestesia


Se é a vibração que produz as cores, cada forma possuiu uma vibração específica.


Por exemplo cada letra tem uma forma e logo cada letra pode ter uma cor, e tem, acredite, as pessoas que podem ver a cor nas formas são conhecidas como sinestésicas.

E não é apenas isso, elas também podem ouvir sons, a musica pode ter cor, cada nota, etc., mas vamos nos focar nas cores.



Se alguma delas estiverem lendo este tópico ela vê as letras todas coloridas.


Um teste simples para ver se uma pessoa é sinestética é este, quem é bate o olho e já consegue achar todos os "dois" camuflados entre os "cincos".




Nós normais vemos como na imagem da esquerda e um sinestético vê a da direita, ai fica fácil não?

É um dom incrível.

Vocês gostaram deste tópico todo colorido e cheio de curiosidades? Deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos.


Tudo no mundo é vibração e sabemos que a vibração positiva nos irá revelar um mundo muito mais bonito.


Que o seu seja muito mais colorido!


3 comentários: